“Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Edward B. Taylor

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exemplo de cidade limpa e ecológicamente consciente



Munique, a capital do estado da Bavária, na Alemanha, demonstra ser exemplo de cidade preocupada em ser energéticamente limpa e ecologicamente consciente. Nos últimos 15 anos conseguiu diminuir o volume total de resíduos de 1,2 milhões para 500.000 toneladas. Ousada, a cidade tem como meta prover para toda região domiciliar, 100% de energia renovável ate 2015. O projeto, nomeado como “Energy Saving Municipality”" foi divulgado no blog Cleantechies , especializado energia limpa e technologias a favor do meio ambiente no ultimo mês.

Nao é a toa que Munique está entre as 10 melhores cidades do mundo para se viver. Além dessa, outras iniciativas existem espalhadas pela cidade. Por exemplo, a organização WIP, que é uma das primeiras a planejar, desenvolver e monitorar sistemas e instalações na área de tecnologias de energia renovável e engenharia ambiental. A entidade fornece soluções em diversos campos, incluindo a energia eólica, energia solar fotovoltaica, energia de biomassa, planejamento ambiental e urbano para uso de energia, dessalinização e fornecimento de água. Segundo eles, investir em energias renováveis contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, uma vez que reduz a pobreza, fornece acesso a cuidados de saúde e favorece a educação.

Visionária, Munique ambiciona ser anfitriã dos jogos olimpicos de inverno de 2018, e durante o evento quer mostrar sustentabilidade ambiental, econômica e social, não só apenas na cidade mas toda a Alemanha. Segundo o site oficial da candidatura de Munique, "projectos globais ambientais têm sido desenvolvidos alinhados com as estratégias de sustentabilidade de Munique”. Entre os programas de planejamento, 18 sao os mais emblemáticos, incluindo preocupação climática, a preservação do ambiente natural, o desenvolvimento regional, e programas de esportes e educação sustentáveis.

Além disso, a cidade também prepara anualmente um relatório sobre crescimento do país em energia renovável. De acordo com a versão de 2010, "as energias renováveis estão crescendo em importância". Até o final de 2009, de acordo com o relatório, mais de 300 mil pessoas foram envolvidas em trabalhos no setor das energias renováveis. E a criatividade é valorizada, como no caso da companhia Munich Waste Management Company, que tem utilizado o método de fermentação seca para transformar resíduos de jardim e de cozinha em energia amiga do ambiente. Segundo eles, “Mais de 25.000 toneladas de resíduos são utilizados para criar 3.780 mil horas de quilowatt da eletricidade, que pode alimentar 1.600 famílias por ano”. Outra empresa do mesmo ramo, Munich City Utilities (SWM), prometeu gerar a quantidade adequada de energia verde para satisfazer as necessidades de mais de 800 mil famílias até o ano 2015. "O objetivo é duplo: em primeiro lugar, o fornecimento de electricidade verde a 800 mil casas de Munique até 2015 (que significa aproximadamente 2 bilhões de quilowatts-hora por ano) com suas próprias usinas, e em seguida, toda a cidade em 2025 (7.000 milhões de kWh)”, afirma a empresa. Para alcançar este objetivo, SWM usará todas as fontes possíveis de energia verde: energia eólica, solar, biomassa, geotérmica e hidráulica. Investimento total estimado: 9.000 milhões de Euros, com ajuda local, nacional e europeia.

E não para por aí, uma das maiores feiras de comércio internacional europeu, Insolar Expo, será realizada apresentando tecnologia solar. Os focos principais da feira são as energias limpas convencionais e não convencionais, renováveis e verdes, sistemas de distribuição e conservação, sistemas de gestão de resíduos, etc. Discursos sobre arquitetura solar, fotovoltaica e tecnologia térmica solar sao frequentemente exibidos. A feira é realizada em Munique, anualmente, tendo como visitantes CEOs, engenheiros e consultores, políticos, empreendedores, gerentes técnicos, órgãos reguladores, equipes de investigação e desenvolvimento e gestores de segurança. Muitas exposições incluem informações de monitoramento ambiental.

Pra finalizar, a cidade ainda possui uma fábrica de biogás localizado no jardim zoológico de Munique, turbinas eólicas localizado no setor norte da cidade, e numerosas instalações fotovoltaicas.

Nao é de dar orgulho?

3 comentários:

Tarsila disse...

Quem sabe um dia Belo Horizonte fica assim... dá até dó ver o que tem de córrego poluído!!!

Tassia Corina disse...

Pois e prima, Se a gente se organizar, um dia fica!!

Gabiru disse...

Oi Tassinha,

Só agora consegui ler seu post. Muito bacana! PelamordeDeus, traga grandes ideias para nossa querida capital mineira.

Vamos empreender isso?

Bjao!!