Muita gente me pergunta: “Por que você não come carne?”. Algumas vezes respondo alguma coisa relacionada aos animais, às vezes digo que tenho meus motivos, mas decidi hoje falar um pouco sobre o que me leva a crer que esse é o melhor caminho pra todo mundo.
Está na moda falar de aquecimento global. Os maiores líderes do mundo tem em seu planejamento, ações para diminuir suas emissões de CO2 e poluentes. Nós já podemos sentir na pele a alteração climática, a ausência de frio no inverno, o ar mais denso e seco.
Você sabia que uma vaca leiteira produz de 500 a 700 litros de metano por dia? Se compararmos com a emissão de CO2, isso é igual a um veículo 4x4 rodando 56km /dia. Por ano, uma vaca produz o equivalente a um carro circulando por 70 mil km. Isso mesmo! Uma volta e meia na terra!
Dados da Organização de Agricultura e Alimentação das Nações Unidas, FAO, revelam que a pecuária é responsável por 18% dos gases que causam o efeito estufa. Isso por causa do metano eliminado no processo digestivo das vacas, por causa do desmatamento de áreas florestais para plantio de soja para alimentação desses animais, o gerenciamento do esterco rico em metano e óxido de nitroso, pelo desmatamento para pastagens e por todo o processamento da carne, transporte, etc. O sistema de transporte (carros, onibus, motos, aviões) é responsavel por 13%.
Outro ponto importante é que cerca de 40% de todos os cereais produzidos no mundo não são consumidos por humanos e sim por animais de abate. E 75% de toda a soja tem o mesmo destino. São necessários 7 kg de grãos para produzir 1 kg de carne. Imaginem o desmatamento necessario para produzir a quantidade de carne demandada por nós? Esses mesmos 40% de cereais poderiam estar alimentando milhares de pessoas no mundo. E ainda, para produzir um produto de origem animal, é preciso usar 10 vezes mais terra que para produzir um produto de origem vegetal. Isso definitivamente não é sustentável.
Além disso, voce sabia que o Brasil é o maior exportador de soja do mundo? De onde voce acha que ela sai? Onde ela está plantada? Na floresta Amazônica e no Cerrado.
ok, ok.. Mas este é um dos motivos. Ao degustar um suculento churrasco, vocês por algum instante já pararam para pensar como aquela carne foi produzida para chegar até a sua churrasqueira? Como aqueles animais, porcos, vacas, frangos, foram tratados até serem abatidos?
Existem relatos e videos comprobatórios de porcos que são castrados sem anestesia, presos sem poder ver a luz do dia para que percam a noção de tempo e comam além do necessário. Assim, engordam mais rápido. Galinhas poedeiras, por exemplo, perdem o bico bem cedo, para que possam ser alojadas em pequenos espaços e não biquem umas às outras.
Além disso, estudos científicos comprovam que uma pessoa necessita de uma porção de proteína animal por semana. Pensem em suas refeições. O que vc comeu no café da manhã hoje? E no almoço? E no lanche? E no jantar? Aposto que em todos esses momentos, havia carne. E isso se repete todos os dias da semana. Agora, pensemos na situação do mundo. Imaginemos um buffê. Se os primeiros da fila, colocarem no prato o suficiente para alimentar quatro pessoas, os que estão no final da fila, provavelmente ficarão sem comida. No mundo também é assim. Todos os dias, 1 bilhão de pessoas dormem com fome.
Segundo estudo do Partido dos Animais da Holanda e uma ONG nos EUA, se cada pessoa tirasse uma refeição com carne do seu cardápio por semana e a substituísse por uma alimentação vegetariana, seria o equivalente a tirar 500 mil carros de circulação. Se todos os americanos parassem de comer carne 7 dias por semana, diminuiríamos 700 milhões de toneladas de emissão de gases do efeito estufa, o que seria igual a tirar TODOS os carros dos EUA de circulação. Se a decisão fosse por:
6 dias por semana= eliminar o uso de eletricidade nos EUA
5 dias por semana = plantar 13 billhões de árvores e deixá-las crescer por 10 anos 4 dias por semana = reduzir pela metade o consumo de energia elétrica, gás, óleo, petróleo e querosene nos EUA
3 dias por semana = menos 300 milhões de toneladas de gases do efeito estufa 2 dias por semana = todos os americanos trocassem TODOS seus eletrodomesticos por modelos que economizam energia
1 dia por semana. APENAS 1 DIA. = diminuir 90 MILHÕES de passagens aéreas de NYC para Los Angeles!!! Por ano!!
É simples! Menos demanda por carne, menos animais, menos áreas desmatadas, menos emissão de gás, menos consumo de água! Um pequeno passo para cada pessoa, mas um grande passo para a humanidade.
Agora entendem por que eu nao como carne? É uma questão de escolha. E você, vai escolher o que?
Mais infos:
Video Meat the Truth – Partido dos Animais da Holanda
3 comentários:
Nú Tassinha, que texto hein...Um soco no estômago...
Confesso que ainda não consigo deixar de comer carne e admiro às pessoas que o conseguem. Porém, já estou diminuindo gradativamente. Cada um fazendo sua parte já faz uma grande diferença no final. Parabéns pelo blog e pela iniciativa do post =)
Ei Babi!
Pois é! Não existe a necessidade de todo mundo virar vegetariano, mas se todo mundo colaborar um pouquinho comendo menos carne, o mundo vai melhorando tambem! =)
Um beijao querida!
Tassinha
Sim, sim! Um soco no estômago. Achei sulper legal o seu post, porque principalmente sou vejetariana e as pessoas sempre me perguntam porque eu tenho essa frescura de não comer carne! Agora eu posso dar um soco no estômago de todos que me encherem agora :D HUAHSUAH. Li seu post para minha mãe porque ela era uma das que me enchia o saco, agora ela eliminou a carne 1 dia por semana! Parabéns pelo seu blog!! Sucesso :)
Postar um comentário