“Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Edward B. Taylor

domingo, 20 de setembro de 2009

Pré-sal - motivo pra rir ou pra chorar?

A descoberta do Pré-sal têm sido motivo de grandes comemorações e esperança de um novo tempo para o país. Afinal de contas, foi uma empresa brasileira que desafiou a tecnologia e conseguiu encontrar petróleo em uma área jamais atingida por nenhum outro explorador. Ainda é possível encontrar “ouro” em terras brasileiras! Seria essa uma promessa de progresso e independência econômica para o Brasil?

Mas, o que é o Pré Sal? São reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo. Essa camada se localiza em regiões muito profundas, de difícil localização. O petróleo, como se sabe, é formado pela sedimentação de microrganismos soterrados sob a pressão dos oceanos e com oxigenação reduzida, por isso, degradaram-se muito lentamente e com o passar do tempo, transformam-se em um poderoso combustível fóssil.  

Isto significa que, o que a natureza levou milhões de anos para soterrar e deixar lá em baixo, escondido, o ser humano mexe, remexe  e faz questão de colocar tudo pra fora de novo. Vamos produzir mais petróleo! Encher os ar de gás carbônico e acelerar com o aquecimento global!

Enquanto o mundo inteiro está voltando seus recursos para a pesquisa para desenvolver energias renováveis, biocombustíveis, meios de manter o desenvolvimento de forma sustentável, o Brasil nada contra a maré. Tentar se mostrar como país petrolífero, detentor do combustível fóssil é coisa do século XX. O século de hoje é marcado pela inovação e sustentabilidade. O Brasil estava evoluindo muito na produção do etanol, na pesquisa da biomassa, o biodiesel, sendo referência no mundo. A produção do etanol inclusive estava se mostrando uma alternativa que não agride o meio ambiente (já foram desenvolvidas técnicas que dispensam grandes desmatamentos), que gera economia e uma série de empregos na área rural, além de ser muito menos poluente. Seria realmente uma loucura abandonar tudo isso para focar novamente no petróleo.

Além disso, a descoberta deste “tesouro” está gerando um bafafá enorme no país e no mundo. Lula inclusive justificou a compra dos 36 aviões caça franceses como necessários para a proteção das fronteiras do país. Em entrevista a Folha de São Paulo, ele afirmou: "Deve sempre passar pela nossa cabeça a idéia de que o petróleo já foi motivo de muitas guerras, muitos conflitos. Não queremos nem guerra nem conflito. O Brasil vê oportunidade do pré-sal como oportunidade de daqui a 10 ou 15 anos se transformar em grande economia mundial", afirmou Lula.

Ou seja, o Pré-sal atrasa a evolução do Brasil na questão da pesquisa de energia renovável, contribui enormemente para a destruição do mundo, do meio ambiente, e ainda gera um clima de insegurança no território do país. Será que é mesmo motivo para tanta comemoração?

2 comentários:

Unknown disse...

euacho que o pré-sal dá ao nosso país um maior reconhecimento através dessa riquesa,mas por outro lado,pode ser um motivo de guerras contra o nosso país e ñ é novidade p/ ninguém que o Brasil ñ está preparado p/ uma guerra então fica fazendo gastos na compra de aviões de guerra françeses,enquanto poderia ser investido na educação.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.